terça-feira, 22 de junho de 2010

AULA COM MATERIAL DIGITAL.

Curso: Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC
Unidade: III – Prática Pedagógica e Mídias Digitais
Atividade: 1- Análise, planejamento e execução de aula com material digital
Cursista: Dorinalva Pereira de Oliveira
Unidade Escolar: Escola Municipal Luis de Camões


Modalidade/Nível de Ensino: Pré-Escolar
Componente Curricular: Língua portuguesa
Tema: Linguagem oral e escrita – Prática de produção

Dados da aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Perceber a importância da utilização de vídeos na sala de aula, como forma de despertar maiores e interesses e um maior aprendizado.

Duração das atividades
2 horas

Conhecimentos prévios trabalhado com o professor e o aluno

Para a realização desta atividade, pensei em uma atividade que pudesse contemplar uma turma de pré-escolar, para tanto escolhi além não só um vídeo, mas uma música com ilustrações que me chamou muito a atenção, e acredito que desperte também o interesse deste “público”.

Estratégias e recurso da aula
1º Momento
Inicialmente, a turma será disposta em pequenos grupos e cada um receberá um trecho da música “Aquarela”, de Toquinho.
A partir daí, tentarão representar o trecho em forma de um desenho.
Os trechos serão numerados na ordem pela qual aparecem na música.
2º Momento
Será proposto que um aluno de cada grupo traga sua representação e deixe exposta ao chão, serão orientados para que os desenhos, assim como os trechos, também fiquem em ordem.
Logo, a turma será motivada a vir observar todas as representações, mas desta vez, com a música tocando.
http://www.youtube.com/watch?v=IG1ZU56tsdo


3º Momento
No decorrer da música iremos discutindo em relação às ilustrações apresentadas, a partir de um pequeno questionário:
a) Foi possível compreender a música apenas com os desenhos?
b) Qual o desenho ficou mais parecido?
c) O que poderia melhorar?
d) É possível realizar esta atividade com qualquer música?

Esta proposta de trabalho com vídeo visa sua utilização como:
Ilustração- mostrando o que foi falado em sala de aula, desenhos que podem dar “vida” a uma música.
Simulação- representando trechos de uma música através de ilustrações que tornassem possível sua compreensão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário